Quando um carro é considerado “perda total”? 3 tipos de acidentes
Acidentes severos são um momento estressante, que podem te deixar pensando sobre o estado do seu veículo: ainda posso o dirigir depois disso?
O que é uma “perda total”?
A “perda total” é um termo comumente utilizado por seguradoras, mas popularizado entre o público para descrever um carro que, após um acidente, recebeu danos extensivos que o determinam indirigível. O valor necessário para reparar esses danos devem ser de, no mínimo, 80% do valor do veículo para constituir uma perda total.
Quando o custo de reparo excede o valor total do carro, ele é considerado uma perda total, e vale mais a pena fazer a troca por um novo veículo.
Ao determinar se um carro é uma perda total, é considerado:
- Preocupações com a segurança caso os reparos não consigam restaurar o veículo a condições dirigíveis.
- Danos obscuros descobertos durante os reparos, que podem comprometer a usabilidade do veículo.
- Integridade estrutural do veículo.
- Riscos legais caso os reparos falhem e causem um novo acidente.
Chassi extremamente amassado ou danificado
O Dano extensivo ao chassi do veículo é não só perigoso, como difícil e caro para reparar dependendo na severidade.
Alguns amassados podem ser corrigidos, porém quebras e amassados profundos podem causar danos diretos a suspensão, desalinhar pneus e até danificar a estrutura do veículo de maneira a causar uma perda total, não existindo reparos que façam esse veículo seguro para conduzir.
Danos frontais severos
A frente do seu carro é, sem dúvidas, a parte mais vital do seu veículo; ela não só é a área mais perto do motorista, como abriga o componente mais importante do funcionamento: o motor do carro.
Um motor danificado ou não funcionando é tipicamente um mal sinal após o acidente. Isso pode ter diversos significados, desde danos severos até um cinto solto. Normalmente quando existe dano visível, é a primeira opção.
Fogo ou Inundações
Se uma colisão levou seu veículo a vazar fluidos e ser incendiado, é quase uma garantia que será marcado como uma perda total devido aos danos extensivos. Na mesma moeda, caso seu carro se encontre inundado, é difícil se recuperar.
O fogo causa danos extensivos a integridade estrutural e derrete componentes vitais, enquanto a inundação pode causar danos irreparáveis ao sistema elétrico, motor e interior.
De resgates a transportes carga e descarga, você pode garantir que a Multi Guinchos estará sempre a disposição para sua assistência, com guinchos 24 horas em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Colombo assim como transporte estadual e interestadual.